5 Solas


As 5 solas da Reforma, também conhecida como os 5 pilares da igreja reformada!

No dia 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram o dia da Reforma.

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, protestou contra a Igreja Romana, afixando, à porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, as famosas 95 teses contra vários pontos teológicos da doutrina romana.

Tudo começou quando Lutero descobriu que a salvação era pela fé somente.

Além de Martinho Lutero, outros nomes são importantes para o movimento reformador.

João Calvino, com sua mente privilegiada, sistematizando princípios doutrinários em sua Instituições da Religião Cristã, uma obra que tem servido ao longo dos anos para teólogos, professores e principalmente cristãos que buscam os valores verdadeiros do Cristianismo.

Ulrich Zuínglio que, em sua época, queria fazer algo corajoso para Deus.

Menno Simons com a reforma radical, afirmando não haver outro fundamento, senão, aquele que foi estabelecido pela palavra de Deus.

A Cinco solas são frases latinas que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Romana.

A palavra latina "sola" significa "somente" em português. Os cinco solas sintetizam os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e prática cristã.

Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos ensinamentos da então dominante Igreja Romana, a qual tinha, na mente dos reformadores, usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua hierarquia, especialmente seu superior, o Papa.

Vejamos mais detalhada as 5 Solas da Reforma:

Sola Fide

Sola Scriptura

Solus Christus

Sola Gratia

Soli Deo Glória

Fonte: http://www.iprb.org.br/artigos/textos/art200_249/art230.htm

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato