featured influencia

Influência

08:27:00Saulo Brunello



"Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos" (1 Tessalonicenses 5:14)

Muito se fala em relevância social, em agregar valor, em mandato cultural, diferencial ou fazer diferença, entre outros termos mais técnicos que nada verdade só expressam com mais elegância uma ideia e um conceito muito antigo do Reino de Deus: influenciar. Este termo até se tornou meio pejorativo.

Viver um evangelho como estilo de vida é influenciar e não tem como ser diferente. O evangelho é o poder de Deus e isso faz diferença, isso influencia. Note que o versículo escolhido para esta meditação é algo de extrema praticidade. Ele praticamente não teoriza nada, não “ensina” muita coisa, basicamente diz “faça”. Ao fazer, estará influenciando.

A palavra “exortar” também recebeu uma conotação equivocada nos nossos dias, pelo menos nas rodas que eu frequentei. Tomou o sentido de uma correção forte, de uma paulada muitas vezes. Ouço muito assim “pastor hoje pregou exortando”. O que ele fez? Chamou o povo à responsabilidade de algo. Isso meu querido, é admoestar e não exortar. Exortar significa encorajar, estimular - ajudar a manter e subir o ritmo. Admoestação segundo o dicionário é “reprimenda que se faz a alguém sobre incorreção ou inconveniência de seu comportamento”. Sejam encorajados então, irmãos, a fazer isso e aquilo.

Os ociosos, ou preguiçosos, ou sem vontade - devem ser advertidos. Mais do que simplesmente animados ou agitados, os que assim se encontram devem receber uma correção, uma advertência, uma reprimenda. Algo no tom do “não ajam assim”. Isso influencia.

Os desanimados do nosso tempo se chamam deprimidos. Precisam de conforto do Senhor, não de surra, ou de exorcismo, como tenho visto tantas vezes. Se tiver demônio expulse, ok. Mas os desanimados devem ser confortados, aconchegados, acolhidos, tratados. Isso influencia.

Os fracos são os que, mesmo tentanto, não conseguem, portanto precisam de ajuda. Esqueça empurrar, ajude. Esqueça tentar entender ou corrigir, ajude. Entenda depois, ajude agora. Alimente, fortaleça, tá tudo certo. Mas ajude. Isso influencia.

Agora, quanto ao termos “todos” quando eu estudava teologia fiz um estudo exegético profundo no grego e cheguei a uma conclusão brilhante digna de um doutorado. Na Bíblia “todos” significa - todo mundo, sem excessão, ninguém de fora. Todos significa simplesmente todos. Isso mudou a minha vida, não pelo significado em si, mas para eu aprender a deixar de bancar o besta de nariz empinado e ler o que está escrito na simplicidade que Deus apresenta. Não preciso perguntar para Deus se devo ter paciência com alguém específico, Ele disse “todos”. Isso me influenciou.

Seja paciente com os que são fáceis de tolerar. Seja paciente com os chatos. Seja paciente com os inconstantes, com os fracos, com os traiçoeiros, com os incompetentes, com os mal intencionados, até mesmo comigo e meus colegas pastores. Seja paciente com os adolescentes, com as sogras, com as vovós, com os tiozinhos. Seja paciente com os operadores de telemarketing, com os carteiros, com os frentistas de posto, com os garçons. Seja paciente com seu filho, com seu pai. Seja paciente no trânsito, em nome de Jesus! Isso meu querido, influencia e muito.

Eu não estou dizendo que isso seja fácil ou que isso seja rápido de conseguir, mas é um ensino bíblico para ser obedecido e vai expressar ou testificar do evangelho que vivemos. Conjuntos de regras são fáceis de contestar. Um estilo de vida só pode se aplicado vivendo. Para mim não é fácil, nem um pouco. Confesso que, às vezes, sou eu que desamino e preciso de um ombro. Mas desistir não é para mim, eu não sei nem soletrar essa palavra. Deus nos abençoe.

"Senhor, me fortalece para eu fazer o que é necessário a deixar evidente a transformação do teu Espírito em mim. Eu não posso nada sem Ti. Me ajuda e me ensina. Quero influenciar com os valores do Teu Reino para Tua Glória."

Mario Fernandez

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato