falsos featured

Falsos mitos sobre a Igreja Primitiva

15:35:00Marco Cicco



É muito forte, no nosso meio, a ideia que a Igreja Primitiva haja sido uma igreja perfeita que foi se desviando ao longo do tempo até chegar ao ponto no qual se encontra a Igreja brasileira hoje. 

Todavia, esta ideia de uma Igreja Primitiva perfeita na doutrina, nos costumes, na santidade e na administração é uma ideia romântica, mas totalmente falsa, que não encontra respaldo bíblico na Historia da Igreja e nem no Novo Testamento.

Muito pelo contrario, lendo o livro de Atos, as Cartas paulinas e as Cartas universais encontramos uma Igreja lutando contra pecado, falsos mestres, heresias, divisões internas. 

As epistolas, na maioria das vezes, foram escritas para corrigir certa postura doutrinaria ou combater uma heresia incipiente.

Por exemplo, Gálatas foi escrita para combater os judaizantes, I e II Coríntios para combater a frouxidão moral dos cristãos desta igreja, I e II Tessalonicenses para corrigir distorções a respeito da Segunda Vinda, Apocalipse para alentar uma Igreja perseguida.

Na Igreja Primitiva havia santos, mas eram rodeados por muitos pecadores, assim como é hoje. O remanescente, ou seja, o numero de pessoas realmente convertidas, sempre foi pequeno em toda a história do cristianismo. Não há motivo para pensar que a Igreja brasileira de hoje seja pior do que a Igreja Primitiva: hoje o numero de cristãos é maior e a tecnologia nós monstra cruelmente a realidade da apostasia.

Precisamos sim, denunciar as heresias que estão se alastrando na Igreja, e tentar de silenciar os enganadores conforme afirmou o apostolo Paulo: 

Tito 1:11 “aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância”,

todavia sempre cientes que enquanto Jesus não vier buscar Sua Igreja, os hereges continuarão seduzindo e manipulando os seus ouvintes. 

Outro falso mito da Igreja Primitiva é que ela não fosse hierárquica e que tinha como único modelo as reuniões nas casas.

Hebreus 10:25 “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. 

Atos 5:42 “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”

Atos 20:28 “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. 

O Novo Testamento, no seu todo, não monstra Jesus incentivar ou deixar exemplos para o desigrejismo, muito pelo contrario. Não parece que Ele considere o templo em si como algo pernicioso ou teria deixado algum recado nesta direção. Os Evangelhos mostram um Jesus combatendo um sistema religioso hipócrita, mas sem deixar de frequentar e valorizar a reuniões no templo.

Ainda hoje o problema da igreja brasileira, assim como o da Igreja Primitiva, não é o templo em si, mas as pessoas. A existência de um sistema religioso hipócrita e corrupto, assim como a visão templocentrica e o comodismo de grande parte da liderança da Igreja brasileira é uma realidade, mas tenho muita duvidas do que a melhor opção seja se afastar da igreja institucionalizada, entrar em rota de colisão com o sistema religioso e tentar anula-lo. Devemos nos esforçar para renovar a Igreja a partir dela. 

Mas existe algo relevante que podemos aprender com relação à Igreja Primitiva? A resposta é afirmativa. 

Temos que aprender com ela as muitas boas praticas entre as quais o evangelismo que era parte integrante da Igreja Primitiva: a proclamação da verdade era algo essencial e diário. 

Além disso, a Igreja Primitiva estava constantemente em oração,: na hora de tomar decisões, em situações de crescimento, de perigo ou perseguições. 

Enfim, a Igreja supria os necessitados, praticando a misericórdia e o amor, a generosidade e a verdadeira comunhão entre irmãos. 

Hoje, a busca de riquezas materiais tem ofuscado a verdadeira missão da Igreja, a qual tem se negligenciado com relação ao zelo pela Palavra, mas também com relação a evangelismo, oração e piedade. 

SOLI DEO GLORIA

Matteo Attorre

http://reformai.com/falsos-mitos-sobre-igreja-primitiva/

You Might Also Like

1 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato