featured imagem

A imagem e semelhança de Deus

15:37:00Marco Cicco



Criação.

Genesis 1: 26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.

Deus criou o homem e o fez a Sua imagem e semelhança. 

O primeiro homem, Adão, foi criado a imagem e semelhança do Criador e refletia características próprias por meio das quais ele poderia se relacionar consigo mesmo, com o mundo e com Deus. 

Queda.

Com a queda, o homem corrompeu sua natureza. Ele se tornou totalmente depravado, perdendo sua capacidade de se relacionar saudavelmente consigo mesmo, com o mundo e com Deus. 

O homem, por causa do pecado, é ainda a imagem e semelhança de Deus, mas trata-se de uma imagem manchada, contaminada, destorcida. 

Redenção.

Deus se fez carne na Pessoa de Jesus Cristo o qual tomou a humanidade que precisa ser restaurada, tomou a nossa imagem para restaura-la. 

Cristo é a imagem visível do Pai:

Hebreus 1:3 “que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser”
Colossenses 1:15 ”a imagem do Deus invisível“
2 Coríntios 4:4 “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

Em nossa comunhão com Cristo, a imagem de Deus em nos é restaurada.

Consumação.

Todavia, a renovação da imagem de Deus no homem será completada na vida por vir:

Romanos 8:29 “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

1 João 3:2 “ Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.

Resumindo.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Após a queda o homem perdeu a capacidade de refletir a imagem do seu Criador. Mas todos os quais estão em Jesus Cristo homem, o ultimo Adão, a imagem visível do Pai, estão tendo a imagem restaurada. O homem, desta forma, está voltando a sua origem, e na vida por vir, com o novo corpo glorificado, será a perfeita imagem e semelhança do Filho, sem mais as cicatrizes do pecado.

O que já era voltará a ser: com Deus nada é perdido. Graças a Deus, por Seu Filho Jesus Cristo.

Matteo Attorre

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato