Arrogância featured

Olhos Arrogantes

10:58:00Marco Cicco




O Rei Salomão, filho de Davi, com toda sua sabedoria concedida pelo Senhor, escreveu os famosos "Provérbios" dos quais abordam uma vasta diversificação de assuntos do nosso cotidiano, nos trazendo conselhos, advertências e respostas de forma geral e satisfatória para todos os assuntos complexos da vida, assim temos a plena convicção que ainda hoje esse tesouro magnífico é tão relevante como na época em que foram escritos. 

No cap 6:16 ao 19 do livro de Provérbios, relata sete coisas que o Senhor abomina, são elas: "Olhos arrogantes, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente; coração que faz planos perversos, pés que se apressam a praticar o mal; testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia inimizado dentre irmãos." Dentre todos os itens citados anteriormente, gostaria de abordar neste texto o primeiro deles "Olhos arrogantes", trazendo uma explanação proveitosa e direta sobre o assunto para o nosso crescimento mediante a misericórdia de Cristo em nós.

Quando falamos do "olhar arrogante" nos vem logo em mente uma pessoa altiva, arrogante, prepotente, que sempre quer ser superior aos outros, soberba e que logicamente desconhece o significado da palavra humildade. E de fato, é exatamente isso que nas entrelinhas quer dizer, são vários adjetivos que explicam de forma ampla e profunda o simples e repugnante "olhar arrogante". 

A palavra de Deus diz em 1Pedro 5:21 que Deus se opõe aos arrogantes mas dá graça aos humildes. E em Provérbios 16:18 diz que a arrogância antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda. Queridos irmãos, não foi à toa que o Senhor espalhou em Sua Palavra o seu repúdio, abominação, aversão, repulsa à corações prepotentes/olhos arrogantes, e saber disso deve nos encher de temor à respeito do assunto, auto-avaliação e mais diligência. 

O olhar faz transparecer os nossos sentimentos, mostra claramente o que há em nosso coração, seja coisas boas ou ruins. No livro de Marcos 10:17 ao 26 na passagem do jovem rico, no verso 21 diz que quando Jesus olhou para aquele homem, o amou... Jesus exibiu no olhar o que estava em seu coração, amor. Assim somos cada um de nós, transparecemos através dos olhos o que há de oculto em nosso interior. 

"Os olhos... dizem que são as janelas da alma e eu diria mais, diria que são também as vitrines do coração." - Lidi Rubira

Os olhos transmitem o que está em nossos corações de forma natural. Um coração cheio de arrogância e soberba, logo é revelado através do olhar. Que através dessa breve reflexão, possamos buscar nos espelhar mais no Senhor, ser parecidos/imitadores de Cristo que foi o modelo ideal de humildade que viveu entre nós. Em 2Timóteo diz que a Escritura é proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e instruir em justiça: a fim de que o homem tenha capacidade e pleno preparo para realizar a boa obra. Apeguemo-nos a Santa Palavra do nosso Deus, pois se mantivermos em nós "Olhos arrogantes", ainda que pensemos que está tudo bem, será ilusão, Deus jamais se agradará de nós se formos morada de algo que Ele abomina. Peça misericórdia ao Senhor e busque em Cristo mudança. 

"Nada façais por rivalidade nem por vaidade; pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." 
Filipenses 2:3,5 ao 11.

Paz!


Patrícia Castro

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato