Cristo featured

A igreja que influencia a sociedade

19:46:00Saulo Brunello



"Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno."
João, 17,13-15

Nas palavras de Cristo o Senhor, observamos o desejo dele de que a misericórdia permaneça sobre os seus. Por isso ele roga ao pai para que os guarde do maligno. Será que essa tem sido nossa oração? Temos rogado ao pai pelos seus no mundo? Temos nos preocupado com a decadência moral que muitos estão vivendo nesse mundo? Temos vivido de modo que seja manifestado a luz? Por vezes parece que não estamos enxergando que o mal tem invadido as casas, as escolas e principalmente, pasmem, as "igrejas".

Vivemos uma decadência moral muito mais preocupante do que a decadência economica. Aliás o problema é ainda maior do que o padrão de moralidade que todos aqueles com sã consciência concordam ser bom para humanidade. O problema é que o homem se tornou mal e corrompido pelo pecado, e todo aquele que está afastado de Cristo a Ira de Deus permanece sobre ele, ele permanece então em estado de autodestruição. Mas na oportunidade quero me ater a questão moral da humanidade, pois sofremos grande decadência de moralidade.
Em pleno século XXI O Brasil está em crise, o mundo está em crise. Mas é incrível que apenas quando a crise afeta o bolso das pessoas isso causa indignação, apenas quando afeta a saúde das pessoas isso causa indignação, apenas quando impacta a parte terrena da humanidade isso causa indignação. Principalmente quando trata-se de uma crise economica, muitos começam apenas a se preocupar com suas vidas aqui nessa terra, e com aquilo que lhe pertence. 

Não me admira ver "cristãos brasileiros" ficando muito mais chocados com a decadência economica do que com a decadência moral, visto que são cristãos com os olhos apenas nessa vida, e em seus interesses pessoais em buscar ao Deus fazedor de milagres, e prosperar suas vidas. É incrível que para a maioria uma crise moral não cause indignação. É incrível ver que não causa tanta indignação toda a sujeira que invadiu a midía, todo ateísmo e antropologia que invadiu as escolas, toda imoralidade que invadiu as casas, nossos programas de televisão são ridículos, nossas rádios de comunicação escassas. A sociedade inverteu valores, e cada dia abre mãos de princípios fundamentais da vida.

É um absurdo fechar os olhos para a decadência economica, isso é ignorar a realidade. E de forma alguma deve-se entrar nesse estado de "extraterrestrismo" como se estivesse fora de tudo o que se passa aqui na terra. Para mim quem está em Cristo está seguro, no entanto não podemos ignorar o fato que existe uma crise economica tambem, é um erro negligenciar isso, aliás a muito tempo a igreja colhe péssimos frutos por se afastar de questões economicas, políticas, filosóficas, psicológicas... Mas além disso a igreja tem ainda um papel inegociável no mundo que é o compromisso com o evangelho de Cristo e isso envolve uma transformação na vida das pessoas. 

Devemos nos preocupar com algo muito mais sério do que a decadência política. Nunca ninguém foi levado ao inferno por causa de estar mal economicamente. Pessoas são condenados por não abandonar suas práticas pecaminosas.

É papel fundamental da igreja instruir pessoas caídas ao novo nascimento em Cristo e vivenciar no tempo oportuno que se chama hoje os frutos do Espírito Santo. Em todos avivamentos genuínos da história a igreja influênciou positivamente a sociedade, de modo que os índices de imoralidade social diminuíram. Que o Senhor nos ajude a abrir os olhos para aquilo que é eterno, e que use cada um que esteja disponível a ser agente de transformação nesse mundo caído, e ser sal e luz nessa terra.

Lucas Monteiro

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato