Jesus ministério

Semana do Natal. Dia 4 - Infância, Batismo e Ministério de Jesus.

21:41:00Saulo Brunello


Infância de Jesus
A história da infância de Jesus, não temos muita coisa escrita nas escrituras, apenas uma passagem em Lucas 2:41 a 52, que diz que Jesus estava em Jerusalém no templo “ouvindo e interrogando os doutores”(v 46). O que nos impressiona é que Jesus com apenas doze anos de idade surpreendeu a todos com sua inteligência e sabedoria (v47). Sinais evidentes da divindade de Cristo já acompanhavam Jesus em seus anos de adolescência. Ele já possuia habilidades extraordinárias, sabia ouvir e pelas perguntas aos anciãos mostra que era respeitoso, e assumia o papel de um estudante, assim como era apropriado para uma criança da Sua idade.

Depois desse relato não temos mais nada sobre a infância e adolescência de Jesus. Mas já podemos entender com essa pequena passagem que Jesus era um jovem “comum” da sua época, que cresceu com seus pais e ajudava José como carpinteiro para o sustento de sua família.

Lemos no Evangelho que Jesus estudava as escrituras e se dedicava, buscando a Deus para se guardar de todo pecado e cumprir sua missão na terra. Quem gosta de ensinar também gosta de ler e aprender e creio que Jesus mesmo sendo Deus estudava ainda mais para estar mais próximo do Pai.

Batismo de Jesus
João Batista sempre pregava no deserto sobre arrependimento e o batismo. Um dia Jesus vem da Galileia para ser batizado. João ao ver o Messias se aproximando diz: “Eu é que preciso ser batizado por Ti, e és Tu que vens a mim?” (Mateus 3:14). João sabia que Jesus não precisava de batismo e nem arrependimento, pois ele reconhecia Cristo como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Jesus mesmo sendo Deus se batizou para deixar o exemplo para todos. Como sempre, desde sua infância Jesus toma atitudes com sabedoria e muitas vezes essa sabedoria não é compreendida por nós. Através do exemplo e vida de Cristo, devemos nos arrepender de nossos pecados e nascermos de novo da água e do espírito. É isso que lemos em João 3, quando Jesus conversa com Nicodemos.

Após João batizar Jesus, o céu se abre e desce o Espírito Santo em forma de pomba e uma voz dizendo: “Tu és meu filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:16,17). Essa fala se vê no velho testamento. “Meu filho” (rei da linhagem de Davi). (Sl 2:1; 10:1). “Amado” como Isaque em Gênesis 22. E em “Quem me comprazo” o servo de Deus em Isaias 42:1. O Batismo sem dúvida foi um marco na história do Evangelho, uma ordenança deixada por Cristo para a sua igreja. O batismo cristão é o meio pelo qual uma pessoa faz uma profissão pública de fé. Ele ilustra, a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Ao mesmo tempo, ele também ilustra a nossa morte ao pecado e a vida nova em Cristo. Não é um requisito para ser salvo, porém, é uma ordenança bíblica dada pelo próprio Rei Jesus. 

Ministério de Jesus:
O ministério de Jesus com toda certeza é o ministério mais lindo e perfeito da história. Nele aprendemos a justiça, humildade e principalmente o Amor.

Como homem foi tentado pelo diabo em Mateus 4. Resistiu às duras tentações e venceu através da própria palavra de Deus. Muitas vezes nós achamos que não vamos vencer as tentações, mas com esse exemplo de Cristo podemos vencer as tentações da vida através da palavra, por isso devemos meditar nela dia e noite (Salmos 1:2).

No sermão do monte aprendemos muito sobre caráter, mudança de vida e novo nascimento. Jesus usa exemplos do cotidiano para nos mostrar como lidar com as situações que surgem. Ensinou-nos como sermos Luz no mundo, como lidar quando se é ofendido e principalmente amar uns aos outros. Deixou-nos o Pai Nosso como modelo de como orar e pedir seu Reino e sua vontade seja estabelecido na terra e em nossas vidas.

Aprendemos que não podemos andar sozinhos e precisamos sempre de pessoas ao nosso lado. Foi assim quando ele chama doze homens totalmente diferentes com opiniões opostas. Uns mais amorosos e outros mais difíceis de lidar, mas Jesus com muita sabedoria em cada dia, cada parábola, cada milagre ensinou e transformou a vida deles. E é isso que Jesus quer fazer conosco. Ele nos chamou para segui-lo mesmo com nossos defeitos e incapacidades. Ele quer que sua Noiva o siga, renuncie suas vontades e faça a vontade do Pai.

Alegrou um casamento em Caná da Galileia transformando água em vinho e a partir de então começou operar seus milagres sobrenaturais. Ensinou-nos que ele é o nosso pastor e que nós somos suas ovelhas e que devemos ama-lo de todo coração. Como homem chorou com a morte de seu amigo Lázaro, mas como Deus ressuscitou dentre os mortos.

Deixou-nos o maior ato de humildade quando se despiu das suas vestes e lavou os pés de seus discípulos para nos deixar de exemplo.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” (João 13:15-17).


A santa ceia nos deixou como um ato de comunhão com nossos irmãos e como memória de sua morte e ressureição até que ele venha. 

“E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito”(João 12:44-50)

Quanto mais lemos e estudamos as Escrituras, mais ficamos impressionados e maravilhados com os ensinamentos de do Senhor Jesus. Que possamos carregar nossa cruz e seguir Jesus com todo nosso coração. 

Paz

Welber.

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato