Antigo Testamento Dia 1

Semana do Natal. Dia 1 – Profecias do Velho Testamento.

21:33:00Saulo Brunello


Chegou então à semana mais esperada por todos, a semana do Natal.

É uma semana festiva para o mundo inteiro, uma semana em que todos “deixam” suas diferenças de lado, ficam “amorosos”, tudo paz e amor, uma semana para rever parentes, amigos, celebrar mais um ano que esta acabando.

As pessoas se preocupam em correr para o shopping, lojas e etc, para comprarem presentes e lembranças e assim entregarem para seus familiares e amigos. Os comerciantes se preocupam em vender mais e mais nesta semana e ter o seu devido lucro.

Nesse período o verdadeiro significado do Natal é deixado de lado, e um senhor de barba branca, cabelos brancos, roupa vermelha entra em cena, como se fosse o personagem principal dessa data tão especial.

Mas, qual o verdadeiro significado do Natal?

O verdadeiro significa do natal para nós, que somos cristãos, é o nascimento do Messias, do nosso Salvador, é a vinda do Filho de Deus todo poderoso até a terra, a fim de cumprir as profecias já preditas há séculos antes do seu nascimento.

A Bíblia é um livro profético e uma profecia possui dois aspectos: é a proclamação da vontade de Deus; E também uma revelação que prediz o futuro. Ambos os aspectos trazem aos homens edificação, exortação e consolação, conforme está escrito em 1 Coríntios 14:3.

As Escrituras possuem inúmeras profecias que anunciaram o nascimento do Messias, Àquele que viria para salvar a humanidade, todas, sem exceção se cumpriram pois como em Números 23:19 que: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?", a Bíblia Sagrada é inerrante e infalível, Deus é fiel para cumprir suas promessas.

No Éden, Deus anunciou a vinda do Messias

Em Gênesis 3:15 após a queda do homem, o Senhor Deus anuncia a guerra entre a serpente e o descendente da mulher (Jesus) que seria então mordido no calcanhar, mas que finalmente esmagaria a cabeça da serpente. Ora, este é Jesus que foi perseguido por satanás e levado a morte, mas que por esta mesma morte pisou, esmagou de uma vez por todas a cabeça da serpente. Mordida de calcanhar é curável, mas cabeça esmagada não tem cura. Essa é a primeira vez que a boa nova é mencionada.

Como seria o nome dele?

Em Isaías 9, com certeza é um dos textos mais belíssimos que já li, onde seu título (A vinda e o poder do Príncipe da Paz) é de uma clareza ímpar sobre a vinda do nosso Salvador. No verso 6 o seu nome torna-se conhecido: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. E em Lucas 1:31,32 diz que seu nome será Jesus. Ele será grande e se chamará filho do Altíssimo.

De quem Ele iria nascer?

Em Isaías 7:14 o profeta anuncia que uma virgem ficaria grávida e daria à luz um filho, e ele se chamaria Emanuel (Deus conosco). Profecia essa que se cumpriu mais tarde em Mateus 1:18 quando uma virgem chamada Maria, pelo Espírito Santo, engravidou e concebeu o Messias.

De onde Ele viria?

Em Miquéias 5:2, aponta-se para uma cidade pequena chamada Belém Efrata, mas que de lá sairia Aquele que seria o Senhor de Israel. Mais tarde, essa profecia se cumpriu quando em Mateus 2:21 relata que Jesus nasceu em Belém da Judéia, mesma cidade citada anteriormente.

Profecias sobre os presentes que Jesus receberia ao nascer

Em Salmos 72:10 diz: Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Seba oferecem-lhe presentes. E em Isaías 60:60 diz: "A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efa; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão e publicarão os louvores do Senhor." Mais tarde, em Mateus 2:11 essas profecias se cumprirão quando alguns magos foram até Maria e viram Jesus e o adoraram. E segundo a Bíblia eles abriram seus tesouros e ofereceram-lhes presentes: ouro, incenso e mirra.

Profecias sobre os milagres de Jesus

Em Isaías 35:5 e 6 apontam para os milagres que Jesus faria, os versos dizem que os olhos do cegos seriam abertos, os ouvidos dos surdos iriam se desobstruir, o coxo iria saltar e a língua do mudo iria cantar de alegria. Mais tarde, em Marcos 10:51,52 Jesus curou o cego de Jericó. Ainda em Marcos 7:32 ao 37 Jesus curou um surdo. Em Mateus 12:10 ao 13 Jesus curou um coxo. E em Mateus 9:32,33 ele curou um mudo.

Profecias sobre a Crucificação de Jesus

Em Salmos 22:16 diz: Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés. E em Isaías 53 temos um texto extremamente profundo sobre o que Cristo iria passar em sua Crucificação. Mais tarde, a profecia se cumpriu, em Lucas 23:33 diz: E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram e aos malfeitores, um, à direita, e outro, à esquerda.

Profecia sobre a Ressurreição de Jesus

Em Salmos 16:10 diz: Pois não deixarás a minha vida no túmulo, nem permitirás que teu santo sofra deterioração. E em Mateus 28:6, a profecia se cumpre: "Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia."

Amados, como brevemente analisamos, conhecemos nesse texto algumas das tantas profecias à respeito da vinda do Messias desde os primórdios e como aconteceriam alguns dos fatos mais marcantes de sua trajetória na terra. Aprendemos que as Escrituras em sua totalidade aponta única e exclusivamente para Cristo, em 1Pedro 1:20 diz que ele é conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor.

Então, o Natal, para mim, para nós Cristãos, é a celebração do Nascimento daquele que é Filho de Deus, que veio em carne, levou sobre si os nossos pecados, tornando-se pecado sem conhecer ou cometer algum pecado, para que HOJE, nós pudéssemos ter o livre acesso ao Pai que estás no céu!

Que você possa comemorar o verdadeiro significado do Natal, que é o Nascimento do Salvador.
 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Finalizo extasiada com as interligações descrita nas Escrituras entre Velho e Novo Testamento, profecias que voaram por tempos, culturas, povos, línguas... E se cumpriram uma a uma para a Glória do nosso Deus.

Que o Senhor seja exaltado eternamente e gratos somos pelo seu magnífico plano de salvação conhecido ainda no Éden, e por ter em seu devido tempo o concretizado, enviando o Seu Unigênito para nos salvar. Um imenso e indescritível amor... Prometido e cumprido, de gerações em gerações.

Paz!

Patrícia Castro / Saulo Brunello

You Might Also Like

3 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato