featured Marco Cicco

O Ensino Infeliz!

14:03:00Marco Cicco



"O ensino infeliz apareceu através da troca do aprendizado pela escolaridade. Aprender é uma atividade altamente pessoal, levada a efeito através de intercâmbio: mestre e aprendiz, professor e aluno, pai e filho. Nesses relacionamentos, a mente é treinada, a imaginação disciplinada, as idéias exploradas, os conceitos testados, as habilidades comportamentais amadurecidas, em um contexto no qual tudo importa, em uma hierarquia na qual as pessoas são o molde. 

O aprendizado facilita a integração do interno com o externo: o mundo externo e o espírito interno. Os métodos clássicos de aprendizagem são todos pessoais: diálogo, imitação e debate. O aprendiz observa o mestre enquanto este aprende, e vice-versa. O aprendizado se desenvolve e se transforma em relacionamentos expressos em gestos, entonação, postura, ritmo, emoções, afeição, admiração. 

E tudo isso faz parte de um mar de oralidade: vozes e silêncios. O arquétipo do aprendizado é o relacionamento entre a criança pequena e o pai ou mãe, no qual ambos, de igual forma, amadurecem e desenvolvem, a competência para. viver como pessoas. completas num mundo mais amplo."

Texto (Eugene Peterson – Livro O Pastor segundo o coração de Deus pg.82)


Muito bom para refletir.

Marco

You Might Also Like

0 comentários

Mensagens Mais Lidas

Pensamentos e Reflexões Cristãs

Formulário de contato